Sep 18, 2010

_Documentação/Diário_parte_03

Ondas no ar e transmissões sem fio:
Onde, quando, como, quem, para quê?





ESPECTRO AUDÍVEL(ondas mecânicas)




No campo sonoro as regulamentações de utilização do espaço estão relacionadas a níveis de volume/exposição horas-dia/anos no caso da poluição sonora e no caso da lei do silêncio, a relação se dá de acordo com o horário do dia e o nível sonoro, por exemplo, não permite que emissões de nível alto aconteçam entre as 22hrs e 8hrs. O nível equivalente de ruído (Leq) de 65 dB(A) é considerado o limiar de conforto acústico para a medicina preventiva. No Brasil os orgãos responsáveis pela regulamentação sobre poluição sonora urbana são os ministérios e secretarias do Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional, Saúde Pública.

Emissões sonoras a que estamos expostos e seus níveis sonoros:



Emissões sonoras mais incomodas:




EMISSÕES ELETROMAGNÉTICAS


RÁDIO

As rádio-ondas funcionam através de modulações. Rádio é a transmissão de sinais via modulação de ondas eletromagnéticas. Modulação é o processo através do qual transformamos um sinal mais simples em um mais complexo. A informação é carregada através de mudanças (modulações) nas propriedades do sinal. Na modulação AM se modifica a amplitude do sinal (onda) portadora, enquanto na FM se modula a frequência da onda portadora. A informação é carregada através de mudanças (modulações) nas propriedades do sinal. As diferenças de comportamento entre a onda modulada (o sinal de áudio ou informação) e a portadora (sinal de rádio) podem ser demoduladas em corrente alternada quando passadas por um condutor eletrico e convertidas em som ou outros sinais.

Representação gráfica da onda portadora (sinal de rádio)


Representação gráfica da onda moduladora (sinal de áudio)


Representação gráfica da onda modulada final


RáDIO COMUNICAÇãO x RáDIO DIFUSÃO

A palavra rádio comunicação designa vulgarmente o aparelho transmissor e receptor (Transceptor) das ondas de radiofreqüência. O termo radiodifusão designa somente a recepção de sinais de radiofreqüência. Juridicamente, ambas modalidades estão contidas por legislações próprias e separadas. A radiocomunicação pode ser comercial e amadora, enquanto a radiodifusão é de âmbito restrita à área comercial. As porções do espectro Eletromagnético alocadas para fins de radiodifusão, foram distribuídas de acordo com critérios rigorosamente técnicos, e dividem o serviço com outras modalidades, por exemplo: auxílio para a navegação aérea, telemetria, comunicação telefônica, radares, satélites artificiais, estudos científicos, etc. Cada emissora de rádio opera numa frequência determinada por Agências reguladoras (No caso do Brasil, quem regula estas frequências é a ANATEL) para evitar o fenômeno da interferência mútua.


SATéELITES "BOLINHA"


Os satélites de comunicações têm a função de retransmitir sinais entre pontos distantes da Terra como sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. O satélite bolinha (como ficou vulgarmente conhecido no Brasil) são os satélites geo-estacionários (orbitando sobre o equador) americanos SatCom. Estes satélites orbitam em sua maioria bem em cima do Brasil para que possam ouvir ao mesmo tempo a Europa e os EUA, portanto, usuários clandestinos se apropriam facilmente desse satélite para se comunicarem. Exemplos incluem caminhoneiros, criminosos, pessoas que vivem em áreas remotas, etc geralmente utilizam a frequência de 250Mhz para se comunicarem. É necessário saber que é ilegal transmitir na frequência dos satélites, porém, não é ilegal escutar as transmissões que por ali passam.

Estação de comunicação oficial



Estação de comunicação clandestina




TELEFONIA MóVEL


Um telefone móvel é basicamente um aparelho que utiliza radio-ondas para comunicar-se um com o outro. O sistema de telefonia móvel é composto por um sistema integrado de transmissores e receptores de rádio denominados células. A medida que o terminal individual (telefone) se locomove vai entrando e saindo da cobertura das células que são as antenas e estações. Através dos celulares que utilizam codificação digital é ainda possivel transmitir não apenas voz como dados possibilitando conectar a redes utilizando protocolos tcp/ip, portanto, os celulares podem se conectar a internet como computadores. O celular opera em 3 frequências distintas, variando a cada cidade, país, etc: 950/1800/1900mhz




BLUETOOTH


é uma tecnologia de comunicação sem fio de curta distância que permite transmitir dados entre dispositivos distintos através de transmissões de rádio de curta-frequência que criam PAN's (personal area networks). É aplicada em controle e comunicação sem fio geralmente em dispositivos de comunicação móvel como celulares, PDA, laptops, impressoras, câmeras digitais, código de barras, equipamento médico e controladores de tráfego. Por ser controlado via rádio, depende também de entrada e saida de áreas de cobertura não direcionais (como o caso do infravermelho).

Espectro na faixa dos 2.4gigahertz onde estão as ondas Wi-fi/blue tooth:




Referências para essa pesquisa:
1-Legislação Federal sobre Poluição Sonora Urbana
2- Revista da Saúde Pública
3-satélites bolinha - Adinei, PY2ADN py2adn (arroba) yahoo.com.br
4-wikipedia (en/port/spanish)
5- sistemas de comunicacion