Sep 17, 2010

_Documentação/Diário_parte_02

Sobre Sistemas de Comunicação

Mini-referência para botar os "pingos nos "i" " e pontos de convergência entre os campos sonoro, tecnológico e telecomunicacional. Uma simples descrição dos elementos que compões um sistema de comunicação:

Temos os dados, a informação, o emissor, o veículo e o receptor. Os dados são a matéria prima a partir da qual se transmite uma informação. Os dados se convertem em informação quando seu criador lhes cunha um significado, codifica para um determinado meio que, ao atingir o receptor, recebe e descodifica a mensagem. Sobre o veículo ou canal se chama largura de banda a velocidade e a quantidade de dados que podem ser transmitidos por segundo.

Esses dados podem ser transmitidos de forma analógica (sinais continuos) ou digital (pulsos) e os meios de transmissão via ondas se classificam por exemplo como via cabo, aquático ou no caso do espaço aéreo:

Atmosféricos:
meio utilizados pelos sinais das emissoras de rádio, televisão e telefonia móvel. A atmosfera é mais sensível que o cabo ao ruído, interferências e interceptação.

Atmosféricos externos:
meio utilizado pelos sinais de rádio que emitem e recebem os satélites e comunicação.



Comunicação via Ondas:

Se chama ONDA uma PERTUBAÇÃO que se propaga através de um meio transportando energia e são classificadas de acordo com o meio que se propagam. Podem ser mecânicas (que necessitam de um meio sólido, líquido ou gasoso para se propagrem) ou eletromagnéticas (que podem se propagar tanto em meios vazios ou no vácuo). As ondas são medidas por 3 magnitudes principais:
1)período: tempo transcorrido entre a repetição dos pulsos
2)longitude: distância percorrida
3)frequência: número de pulsos por segundo;

sendo que a frequência determina a quantidade de energia que uma onda é capaz de transportar. Quanto maior a frequência, maior a quantidade de energia que ela pode transportar.

Ondas Sonoras x Ondas Eletromagnéticas:
Representação Gráfica


O som é produzido quando as onda vibram o meio material (ar, água ou sólidos). O padrão vibracional da energia é transferido então para o meio que vibra e propaga a energia no mesmo formato que a perturbação original. As ondas sonoras se propagam a 356 m/s no ar. Dependem da densidade do meio de forma que quanto maior a densidade do meio maior a velocidade de propagação (Aço: 5.900 m/s).

Exemplo de um espectro sonoro (geralmente representado na relação entre as grandezas de X-frequência e y- pressão sonora de deslocamento do ar):


Ondas eletromagnéticas são resultados de perturbações geradas por cargas elétricas. O calor, a luz, os raios Gama e X, ondas de rádio e televisão são exemplos de ondas eletromagnéticas. O conjunto dessas ondas é chamado de espectro eletromagnético. As ondas EM se propagam a 300.000km por segundo.

Exemplo de um espectro eletromagnético:


Exemplo de uma onda luminosa que carrega em si um campo elétrico e um análogo eletromagnético ao seu redor: