Jul 25, 2011

[Hacklab: Malas] Sistema Sonoro

Escolhida a primeira mala que vamos trabalhar, o próximo passo então foi desenhar e imaginar a disposição dos circuitos e eletrônicos por dentro. A referência do boombox nos diz que a mala será um amplificador "toca-tudo". A ideia é que a mala tenha as seguintes características:

1) resistente, portátil, não-pesada e fácil de se transportar
2) funcione autonomamente (sem precisar de fonte de energia externa)
3) amplifique o sinal de fontes variadas (mp3, computador, microfone)

Aprofundando um pouco nas questões colocadas acima:

1) A mala escolhida, como já mostrada no post anterior, foi votada por ter médio porte, paredes cartonadas resistentes, cantos com acabamento reforçado e estar em boas condições. A partir de agora, tomaremos o cuidado de escolher as peças e os equipamentos de acordo com seu porte para não pesar muito. Por enquanto a bateria, as caixas de som e o amplificador estão pesando de 3 a 5 kilos. Quanto a resistência dos alto-falantes, ainda resta a duvida se a mala será realmente resistente e portátil caso sejam externos e como seria a disposição e acústica caso sejam internos. Por último, para reforças a estrutura da mala devido aos equipamentos que acrescentaremos será feito um reforço de madeira/compensado abaixo dos tampos de acrílico onde instalaremos os circuitos e os alto falantes.

2) A alimentação escolhida foi uma bateria de moto que possua voltagem suficiente para alimentar o amplificador e ainda corrente continua em amperagem suficiente para alimentar diversos equipamentos que possam aí se conectar.

Então o circuito de amplificação ficou assim:

-Amplificador de carro Stetsom CL-500HE - 60Watts por caixa e consumo de 0,2 a 10Ah dependendo da intensidade do volume.



-Bateria de moto Unipower 12V/7Ah



Isso significa que uma vez conectado o circuito acima teremos as seguintes condições de durabilidade do sistema:


>Duração com máxima potência = 42 ́
>Duração com mínima potência [0,2A] = 35h
>Duração com potência baixa [3,5A] = 2h
>Duração com potência Média [5A] = 1h 24

3) Portanto, agora só falta a interface de conexão que vai linkar as diversas mídias a amplificação. Essa interface deve possuir um mixer, um equalizador e um pre-amp interno para pre-amplificar um sinal de microfone (que seria de baixa impedância ou baixo ganho) e envia-lo para o amplificador Stetsom que só permite inputs de alta-impedância ou seja, que já venham amplificados de suas fontes como cdplayers, mp3 e computadores.

Os circuitos que farão parte dessa interface interna/externa de roteamento e controle dos inputs e outputs serão desenvolvidos por nós mesm@s, tendo como base a pesquisa com os circuitos eletrônicos sonoros Azucrinoise. Já queimamos as plaquinhas de cobre com os desenhos dos esquemáticos re-adaptados e estilizados.

Pré-AMP
pre amp

Mixer
mixer

Equalizador bi-banda

EQ

Dúvidas no ar com o inicio do projeto:

A) quanto as próximas malas, deveria esse volume se comunicar com os outros? Ou seja, deveria ter alguma saída auxiliar ou possibilidade de conectar as caixas em paralelo para realizar uma estereofonia mais ampla, angular e distante nas ruas?

B) a mala deve se revelar enquanto boombox imediatamente (caixas externas) ou deve guardar os seus segredos como uma boa mala se propõe a fazer (caixas internas)?

C) o interessante seriam as malas reproduzir conteudos prontos ou produzir conteudos sonoros? outra duvida, deveriam as malas se comunicar para reproduzir sonoridades em comum ou de repente, apenas se comunicar e transmitir via FM como um telefone-intercomunicador gratuito de curta-média distancia?