Oct 24, 2010

Phonosíntese v0.1

Durante o mês de Junho de 2010 foi realizada a exposição dos residentes do Marginalia+LAB. Durante essa exposição apresentei a performance Phonosíntese v0.1, trabalho desenvolvido durante a residência 2009/10. Junto a performance, o laboratório lançou a revista online com os textos e artigos dos participantes, além de textos de Giselle Biguelman, Roberto Andrés, Gunalan Nadarajan, Patrícia Moran e Eduardo de Jesus.


INDEX + ARTIGOS

PHONOSINTESE PORT/ING

No site, subi as informações referentes ao projeto incluindo release, video manifesto, peças sonoras e outros dados das pesquisas. Um pouco sobre Phonosíntese v0.1 e para release completo do projeto, veja aqui.



Phonosíntese é uma trans-composição sonora. O objetivo da pesquisa é romper hábitos e padrões do lugar comum da escuta através da apropriação de valores áudio-musicais em massas sonoras complexas como a poluição sonora do transito. Os valores encontrados são tocados em tempo real por sintetizadores preparados digitalmente. Inspirada em processos orgânicos de transformação e reação química entre elementos, a phonosíntese capta excessos sonoros de veículos carbônicos, ressonorizando-os via processamento digital de sinal. Ao invés de captar diretamente o ruído urbano e filtrar os sons, o programa extrai parâmetros musicais do movimento do trânsito – como variações de volume, tom fundamental, picos, aproximação e distanciamento de objetos – e os ressoa com outros timbres. As peças sonoras compostas pelo processo de phonosíntese, ao mesmo tempo em que são interpretadas digitalmente pelos sintetizadores programados (determinação instrumental), são regidas pelas ações e reações de cada local (indeterminação estrutural). As características site-specific das composições fazem com que as peças sejam constantemente (des)organizadas pela dinâmica do espaço-tempo de cada locação analisada.

O Software foi programado em Pure Data, com o auxílio de Paulo Casaes (oficina de PD no Plano B - Rio de Janeiro):





Créditos:

Projeto: Vanessa De Michelis
Video: Marcelo Dante

Colaboradores:

Barna Alvares: Engenheiro acústico
Cedric Moneme: Artista sonoro
Julio Braga: Músico/Som direto/Audiotecnologia
Marcelo Dante: Captações e registros em vídeo
Paulo Barcelos: Programação em Processing e desenvolvedor do Spectogram Writer utilizado
Paulo Casaes: Programação em Pure Data e síntese digital