Jun 6, 2010

Ilha de St.Kitts




A ilha de St. Kitts é uma colonia inglesa, no entanto, é muuuuito óbvio que a principal influência é definitivamente Afro-Jamaicana. O rastafarianismo certamente é a religião ou prática principal. A capital é Basseterre e a ilha possui 35mil habitantes. É realmente incrivel como as pessoas podem morar em um lugar tão remoto e isolado. Levando em consideração que muitos nunca saíram de um estado no pais onde moram não é tão absurdo pensar isso, mas, por outro lado, pensar que um país desses tem uma população que não enche metade de uma estadio de futebol e cuja área seja talvez do tamanho de um bairro de nossas cidades grandes. A ilha realmente parece algo como as praias da Bahia misturadas com a Africa do sul, trancoso jamaicana cuja comida tem temperos caribenhos e latinos. Como a comida é apimentada por aqui..nossa, haja estomago!

Fomos fazer uma gravação na cratera do vulcão da ilha. O vulcão não é mais ativo ha bastante tempo, de maneira que suas cratera de 1000metros de diâmetro e 700 de profundida, localizados a 2500 de altitude está toda coberta de vegetação riquissima devido aos nutrientes na terra. Nao tem mais vestigios de lava. Foi um local bem ruim para se gravar na verdade. Tudo muuuito grande e muito distante. Achávamos q a cratera era algo inóspito e borbulhante! Ah mas se televisão e programas espetaculosos do discovery channel matassem...






Então o que aconteceu de mais interessante foi ficar gritando na boca da cratera e gravando o echo. Uma tecnica que pode ser aplicada depois para retirar os parametros do Echo de cada ambiente e aplica-los a outros sons. "IR" impulse-response convolution. Isso significa que acontece uma multiplicação a nivel de frequencia no sinal, preservando e amplificando as caracteristicas de impulso de um sinal aplicados em outro. Ainda estou organizando os sons..



Apenas um comentário randômico sobre algumas histórias que ouvimos de St.Kitts e sua "descoberta". Descendente de um pais colonizado como o Brasil, realmente nunca havia parado para pensar como se deu a colonização de lugares menores, como as minusculas ilhas do Caribe. Nao sobrou nenhuma ilha "nativa" para contar história por aqui. Impressionante, cada ilhazinha pertence a um pais. Algumas são inglesas, outras espanholas, outras francesas, outras holandesas. E o engraçado sobre St.Kitts é que foi descoberta tambem por Cristovão Colombo. So que o individuo não teve nem a dignidade de pisar por aqui pra conhecer. Reza a lenda que navegando pela região, simplesmente apontou para a ilha e falou "aquela vai ser a minha ilha". Dito e feito. Em respeito a ele, sem que nunca houvesse pisado no lugar, os navegadores ingleses e franceses tomaram a ilha para si, e a nomearam Saint Cristopher, ou para dar um carater mais afetivo a matança, a apelidaram de St. Kitts, diminutivo de Cristopher.

Avenida Cristovão Colombo...ahan...