Jun 3, 2010

Ecosono - Residência Eco-Acustica



Durante esse mês estarei em transito no mar nas ilhas do Caribe e baixa Antilhas. Daqui do navio não tem muito tempo para escrever, mas vou tentar fazer uns updates rapidos dos dias que estamos aqui bem como falar um pouco sobre o Instituto Ecosono que realiza a residencia para artistas sonoros, musicos e tecnónologos em geral!
O navio que estamos viajando é da Universidade de Virginia-EUA e realiza um programa chamado Semester at Sea onde em diferentes partes do ano diferentes grupos (e outros residentes pelos 6 meses) permanecem e realizam itinerarios para pesquisas em sua maioria cientifica mas que tangem os campos da arte sonora, ecologia, biologia, geologia, metereologia, astronomia, etc. O programa que estou fazendo residência e trabalhando como assistente de laboratório se chama ECOSONO.

Instituto Ecosono - Imaginative Sound Art for a Sustainable Future



Ecosono é um instituto de eco-acústica, ecologia marinha, arte sonora, computer music e gravação/pesquisa ambiental. O instituopromove, disponibiliza e realiza atividades,
publicações e eventos relacionados a arte sonora experimental e preservação ambiental. Os projetos incluem ecologia interativa, interação homem-computador-ambiente, ecoacústica e multimedia experimental. Através da investigação do uso de novas midias e tecnologia buscam oferecer e multiplicar as condições para que artistas possam criar trabalhos inovadores em musica, fundamentados em profunda conciencia ecologica e ambiental. EcoSono desafia noções de territorio e espaços sociais acreditando que a simbiose entre expressão humana, filosofia da criativatividade e espaços em que estamos inseridos, são fundamentais no desafio de criar arte sonora multimedia para um futuro sustentavel. As edições anteriores do projeto Oceans/Elements foram realizadas em Outubro de 2009 no mar mediterraneo, com apresentações em Cyclades, Grécia. Em Setembro de 2009 em Glacier, Alaska, com gravações do derretimento das geleiras no sudoeste do Alaska. Outras atividades do Instituto EcoSono incluem partipações no "Spill: exibição artística em comemoração ao vigésimo aniversário da mancha de óleo Exxon-2009" no Alaska, onde diversos artistas trabalharam com ruídos de pedras e análises do ambiente onde a catastrofe ambiental com a Exxon aconteceu. "FREEZE Festival of Ice and Architecture 2009" Trabalhos eco-acusticos-arquitetonicos com materiais gravados no Alaska. Os trabalhos apresentados incluem "Fragments from Cold", "Prismic Generations", "Winter Falls".Participação no "Ear to the Earth Festival 2008", o mais importante festival-orgão de pesquisa em ecologia acústica da atualidade.