Feb 21, 2015

Sobre Residências, Trabalho e Estudo.


Em um determinado momento da minha vida realizei várias residências, provavelmente 3 ou 4 durante 2 anos. Isso foi há 3-5 anos. Naquela época, creio que o objetivo de fazer residências era desenvolver algum trabalho específico, geralmente baseado na própria temática da residência. Acho que eu não tinha muita noção do privilégio que é você ter um determinado período de tempo, ainda mais se forem muitos meses, para ficar imersa em seu próprio trabalho. Na verdade, eu estava desenvolvendo o que vejo hoje chamar de trabalho. Não sabia o que era meu trabalho.

Hoje depois de alguns anos creio que entendo melhor o que é meu trabalho, ou, pelo menos, com o que e como quero trabalhar. Passei alguns anos de volta na faculdade como mencionado no post anterior. Estudando música tradicional, das 8 da manhã as 18hrs. Esse processo foi extremamente massacrante para minha criatividade, para minha auto-estima. Parecia que nenhum estudo era nunca suficiente, para atingir um objetivo impossível, que era entender como a música é feita e quais são seus elementos e linguagem.

O pior de tudo é que na faculdade eles de fato acreditam nessa "verdade". Nessa promessa de um pote de ouro no fim do túnel. Uma bolsa onde todos os ensinamentos se confinarão e vc estará pronta para viver e nunca novamente sofrer com a criação ou a compreensão musical. Bom, eu por fim não tenho nada contra estudar muito muito muito alguma coisa, inclusive, amei me entregar a leitura de bolinhas na partitura e suas diversas combinações. Por outro lado, o que me incomodava era essa promessa da compreensão, e, principalmente, de vc nunca estar pronta ou no nível dos "mestres" que vc aprende. Se você usa um intervalo de quinta para começar uma música é muito óbvio, mas se Vivaldi usa o mesmo intervalo para abrir quinhentos concertos para violino ele é um gênio. Esse gap infinito entre o modelo de estudo e o seu trabalho e conquistas é muito DESCONCERTANTE, no sentido não-cool da palavra. Não existe a valorização real do seu processo. Esse é o problema da música formal e seu estudo. Vc sempre está muito aquém e poucas pessoas estão credenciadas para te ajudar no seu processo. Sempre alguém sabe mais. Porque não interessa sua idéia, sempre alguem vai tocar melhor que vc, escrever melhor, reger melhor, etc. No mundo da arte, acho que em algum nível as idéias são menos hierárquicas e mais respeitadas. A origem e o caminho delas ainda pode conter mistérios que vêem da sua experiência.




Por outro lado, durante esse período trabalhei bastante com minhas oficinas, como um trabalho oficial. É um trabalho bem gratificante em relação a troca com o público. Por outro lado, pouco se aprende, pouco se estudo e muito do mesmo se ensina, over and over and over.  Depois de 2 anos nesse processo massificante de estudo e trabalho, chegou a hora de arejar um pouco a cabeça com uma residência artística.

A residência artística é um lugar interessante de se estar. Ela mescla em algum nível trabalho, estudo, pesquisa e criação sem pesar demais as responsabilidades ou chatices de cada um desses campos isoladamente. Levando em consideração que sou uma pessoa que gosta bem mais de processo, experimentação e performance do que de fechar trabalhos, obras ou "produtos artísticos" esse formato é perfeito para mim. No entanto, entendo das limitações dele justo, por não ter suficiente peso em nenhuma das áreas citadas acima para gerar uma legitimidade constante.

O que busco agora em meu trabalho esta relacionado a entender melhor o que de fato é esse meu trabalho considerado artístico e como formata-lo melhor para ser compreendido como tal. Ao mesmo tempo, estou buscando ampliar os limites do meu trabalho e aprofundar as questões por ele propostas que estavam muito estigmatizadas somente com as performances audiovisuais, noise e composição de trilhas para instalações, documentários, cinema, etc.

Segue o portfolio atual com algumas performances e trilhas. Quero expandir isso para obras e instalações também, em video, fotografia, com registros bem feitos de maneira que possa enviar o trabalho para lugares que não necessitem da minha presença, de mil equipamentos, de mil pessoas para realizar as performances, etc.

https://vimeo.com/111303370