Jan 1, 2012

[Restelinha/ Palmas #4] Oficina Trilhando Rumos Sonoros (parte 2)


AULA 4 – Trilha Sonora




No quarto dia introduzi e expliquei alguns termos técnicos como trilha original, som direto, efeitos sonoro, desenho de som e ambiência. Assistimos juntos a algumas referências clássicas de musica original composta para filmes, alguns vídeos sobre efeitos sonoros e, depois, discutimos como fazer um roteiro de trilha sonora a partir da decupagem das cenas e ações do roteiro original. Fiz um roteiro modelo para ser baixado com 2 versões, a primeira o roteiro avulso e a segunda o roteiro acompanhado de um mini tutorial para o preenchimento.

Os roteiros podem ser baixados no site do Res-telinha. A grande maioria dos textos dessa parte da aula, incluindo as descrições dos termos, foram retiradas do livro abaixo:
BERCHAMNS, Tony. A Música do Filme. 2000, São Paulo. Ed. Escrituras. 

AULA 5 – prática de trilhas sonoras 



Vídeo resumo de todas as práticas realizadas na oficina:


No ultimo dia analisamos os vídeos de alguns grupos que restaram na oficina e começamos a fazer as trilhas. Usamos algumas técnicas diferentes para os vídeos. Abaixo estão as descrições de alguns dos trabalhos mais completos.

  • Utilização do gravador digital para criar efeitos sonoros, foley.
  • Instrumentos MIDI para composição de ambiência e tons musicais.

Uma das alunas, Bruna, optou por gravar todos os efeitos sonoros/foleys dos seus vídeos, bem como, gravar as inserções e ambiências musicais. Seu vídeo era sobre o desperdício de água em uma situação doméstica que, por fim, acaba com uma cena de um futuro seco, onde todos brigam por cada gota de água, tornando-se impossível realizar as mesmas tarefas. 

Os primeiros passos foram gravar gotas de água pingando de torneiras em diversas ambiências como dentro de casa, do banheiro e do laboratório do telinha. Em seguida gravou outros elementos da cena como portas, torneira, etc. Depois que a parte de foley (dublagem sonora) e efeitos estava pronta, a aluna quis aprender como gravar via teclado MIDI no computador para fazer suas próprias músicas e tons de ambientação. Ela toca piano, portanto, não foi dificil. Ficou claro desde o inicio que o tom seria tenso devido a temática do vídeo, então, fizemos algo meio Bernard Hermann em Psicose. 

  • Loopagem, Sampleagem e Remix

Outras duas alunas, Jackeline e Hellen, optaram por utilizar uma musica proprietária em sua trilha sonora e discutimos um pouco sobre direitos autorais. A música era da banda Radiohead, então, decidimos utilizar uma outra música deles, porém, de um álbum gratuito lançado na internet. Ainda tivemos dúvidas se era possível utilizar essa música livre de direitos autorais então, como as alunas demonstraram bastante interesse na técnica de Loopagem, Sampleagem e Remix, decidimos partir para a sampleagem de partes dessa música de maneira que ficasse irreconhecível.

  • Criação de efeitos sonoros.
Em seguida, havia uma parte do vídeo que pedia uma sonoridade que não atingimos com a sampleagem, portanto, decidimos criar o efeito sonoro de uma mata queimando. O procedimento foi:

  1. gravar uma vassourinha de esteira de bateria
  2. equalizar deixando somente os agudos
  3. colocar um efeito de erosão para criar uma textura de folhas queimando com ruido
  4. aplicar uma reverberação para aumentar e espalhar o som da vassourinha, mesclando a textura da folha, ambientando a queimada.