Durante minha terceira semana aqui, realizei uma oficina para alunxs do curso de video de bolso (video com mídias móveis) sobre noções de trilha sonora. A mini-oficina de trilha contou com a presença de mais ou menos 10 alunxs que, no mínimo, se divertiram com as práticas de sensibilização sobre as fronteiras entre ruído, música, experimentação e silêncio.
AULA 1 - sons musicais e sons (des)organizados
Depois de realizar alguns exercícios de sensibilização, a ideia era refletir sobre como a ideia e a prática da musicalidade não estão restritas a instrumentos musicais, e, sim, relacionadas a organizações e intenções musicais sobre quaisquer objetos e através de quaisquer meios. Qualquer sonoridade pode potencialmente ser musical ou musicada: seja a partir de uma gravação desse objeto sonoro editado e re-organizado de maneira musical ou através de uma interpretação/performance/ação musical com/sobre esse objeto.
O
video abaixo é referente a alguns dos exercícios de sensibilização
e explicação sobre organização, ação, sampleagem, loop,
gravação, edição, etc.
AULA 2 - sons do cotidiano
A ideia era que através
da escuta de alguns samples de sons documentais do cotidiano xs
alunxs escrevessem de 5 a 10 palavras que viessem na cabeça para
descrever cada som. Com essa prática, exercitamos a escuta e seu
poder de indicar, revelar ou insinuar informações sobre paisagens
ou recortes sonoros. O mais divertido do exercício é que essas
informações podem ser reais ou totalmente imaginárias, de acordo
com como as propriedades de cada som atuam sobre a imaginação de
cada umx. Essa prática serviu tanto para ativar o pensamento
auditivo e libertar a imaginação visual quanto para introduzir
alguns temas da pesquisa pessoal da residência (sampleagem, gravação
de campo, documentário sonoro). É importante para a sensibilização
e ativação do pensamento auditivo discutir como a informação
sonora pode sugerir e informar tempos, espaços, geografias, ideias,
materiais, suportes, época, cultura, etc.
Abaixo
estão todos os samples utilizados, algumas das descrições reais de
cada um e as informações e palavras que vieram na cabeça de alguns
dos participantes.
1
– Radio Colômbia ( Duração: 1:15s)
Descrição:
Gravação de um rádio receptor de AM/FM ondas médias, curtas e
longas em uma ilha na Colômbia Caribenha. Devido a localização do
aparelho, são recebidas rádios de diversos pontos do globo como
Alemanha, Panamá, Cuba, Brasil e Estados Unidos.
Participante
1: assubio, chuva, ondas, vento
Participante
2: rádio aumentando e diminuindo e TV ligada ao mesmo tempo
2
– Dentro do avião (Duração: 0:35s)
Descrição:
Dentro do avião, preparando para a decolagem Brasília/Palmas.
Escuta-se interferência de celular na gravação, mulheres
conversando, turbina do avião ligada.
Participante
1: gente conversando, celular tocando
Participante
2: pés batendo em um local cheio de pessoas
AULA 3 - sons musicais
Depois
de escutar, rir das descrições dos locais reais e imaginários fiz
algumas perguntas que os participantes levaram para pensar em casa.
- Você acha que os sons de onde você esta, podem lhe dizer informações sobre esse lugar?
- Você acha que lugares abertos, fechados, estar de dia ou de noite, o lugar ser de madeira ou de azulejo influencia a maneira que você ouve esses sons?
- Você acha que o som pode revelar propriedades dos objetos e dos espaços? Por exemplo, texturas, distância, posição, etc?
Aprendemos
como é importante escutar os sons naturais das paisagens sonoras, a
pensar e ouvir sua rotina e seu comportamento, refletir sobre como
esses sons se relacionam e afetam as pessoas que vivem e passam por
aí. Da mesma maneira que é importante escutar os sons especificos
dos lugares, as vezes é interessante trazer sonoridades que não
pertencem aos lugares para podermos instaurar camadas de
subjetividades, emoções e sensações que não os pertencem para
que agente possa enxergar esses lugares com outros olhos, outro
ritmo, outra percepção, outros ouvidos.
Escutar
diferentes músicas no mesmo lugar. Escutar música sozinho, sozinha,
no ônibus, na rua, na cachoeira, na praia. Quais são as sensações?
Os lugares mudam de acordo com o tipo de música que você escuta
nele? Muitos dos alunos e alunas têm o costume de escutar música o
tempo todo e geralmente o mesmo tipo de música. Conversamos um pouco
sobre o tipo de música que gostam, refletimos sobre as perguntas
acima e foi indicado que assistissem a palestra realizada na UFT
“Sobre ruídos” para entender um pouco mais sobre diferentes
tipos de música.
Foi
montada uma playlist no youtube com um histórico não
necessariamente cronológico sobre a história do ruído na música e
música experimental. Essa playlist contem vídeos, músicas, peças
sonoras, bandas e artistas desde os anos 20 até os tempos atuais, de
diferentes países e estilos, que abordam a experimentação de
alguma maneira em seu trabalho. Veja a playlist no youtube abaixo: