Dec 29, 2011

[Restelinha/ Palmas #4] Oficina Trilhando Rumos Sonoros (parte 1)


Dia de oficina

Durante minha terceira semana aqui, realizei uma oficina para alunxs do curso de video de bolso (video com mídias móveis) sobre noções de trilha sonora. A mini-oficina de trilha contou com a presença de mais ou menos 10 alunxs que, no mínimo, se divertiram com as práticas de sensibilização sobre as fronteiras entre ruído, música, experimentação e silêncio.

AULA 1 - sons musicais e sons (des)organizados


Depois de realizar alguns exercícios de sensibilização, a ideia era refletir sobre como a ideia e a prática da musicalidade não estão restritas a instrumentos musicais, e, sim, relacionadas a organizações e intenções musicais sobre quaisquer objetos e através de quaisquer meios. Qualquer sonoridade pode potencialmente ser musical ou musicada: seja a partir de uma gravação desse objeto sonoro editado e re-organizado de maneira musical ou através de uma interpretação/performance/ação musical com/sobre esse objeto.  
O video abaixo é referente a alguns dos exercícios de sensibilização e explicação sobre organização, ação, sampleagem, loop, gravação, edição, etc. 



AULA 2 - sons do cotidiano
A ideia era que através da escuta de alguns samples de sons documentais do cotidiano xs alunxs escrevessem de 5 a 10 palavras que viessem na cabeça para descrever cada som. Com essa prática, exercitamos a escuta e seu poder de indicar, revelar ou insinuar informações sobre paisagens ou recortes sonoros. O mais divertido do exercício é que essas informações podem ser reais ou totalmente imaginárias, de acordo com como as propriedades de cada som atuam sobre a imaginação de cada umx. Essa prática serviu tanto para ativar o pensamento auditivo e libertar a imaginação visual quanto para introduzir alguns temas da pesquisa pessoal da residência (sampleagem, gravação de campo, documentário sonoro). É importante para a sensibilização e ativação do pensamento auditivo discutir como a informação sonora pode sugerir e informar tempos, espaços, geografias, ideias, materiais, suportes, época, cultura, etc.

Abaixo estão todos os samples utilizados, algumas das descrições reais de cada um e as informações e palavras que vieram na cabeça de alguns dos participantes.



1 – Radio Colômbia ( Duração: 1:15s)
Descrição: Gravação de um rádio receptor de AM/FM ondas médias, curtas e longas em uma ilha na Colômbia Caribenha. Devido a localização do aparelho, são recebidas rádios de diversos pontos do globo como Alemanha, Panamá, Cuba, Brasil e Estados Unidos.
Participante 1: assubio, chuva, ondas, vento
Participante 2: rádio aumentando e diminuindo e TV ligada ao mesmo tempo

2 – Dentro do avião (Duração: 0:35s)
Descrição: Dentro do avião, preparando para a decolagem Brasília/Palmas. Escuta-se interferência de celular na gravação, mulheres conversando, turbina do avião ligada.
Participante 1: gente conversando, celular tocando
Participante 2: pés batendo em um local cheio de pessoas


Depois de escutar, rir das descrições dos locais reais e imaginários fiz algumas perguntas que os participantes levaram para pensar em casa.
  • Você acha que os sons de onde você esta, podem lhe dizer informações sobre esse lugar?
  • Você acha que lugares abertos, fechados, estar de dia ou de noite, o lugar ser de madeira ou de azulejo influencia a maneira que você ouve esses sons?
  • Você acha que o som pode revelar propriedades dos objetos e dos espaços? Por exemplo, texturas, distância, posição, etc?
AULA 3 - sons musicais
Aprendemos como é importante escutar os sons naturais das paisagens sonoras, a pensar e ouvir sua rotina e seu comportamento, refletir sobre como esses sons se relacionam e afetam as pessoas que vivem e passam por aí. Da mesma maneira que é importante escutar os sons especificos dos lugares, as vezes é interessante trazer sonoridades que não pertencem aos lugares para podermos instaurar camadas de subjetividades, emoções e sensações que não os pertencem para que agente possa enxergar esses lugares com outros olhos, outro ritmo, outra percepção, outros ouvidos.

Escutar diferentes músicas no mesmo lugar. Escutar música sozinho, sozinha, no ônibus, na rua, na cachoeira, na praia. Quais são as sensações? Os lugares mudam de acordo com o tipo de música que você escuta nele? Muitos dos alunos e alunas têm o costume de escutar música o tempo todo e geralmente o mesmo tipo de música. Conversamos um pouco sobre o tipo de música que gostam, refletimos sobre as perguntas acima e foi indicado que assistissem a palestra realizada na UFT “Sobre ruídos” para entender um pouco mais sobre diferentes tipos de música.

Foi montada uma playlist no youtube com um histórico não necessariamente cronológico sobre a história do ruído na música e música experimental. Essa playlist contem vídeos, músicas, peças sonoras, bandas e artistas desde os anos 20 até os tempos atuais, de diferentes países e estilos, que abordam a experimentação de alguma maneira em seu trabalho. Veja a playlist no youtube abaixo: