Feb 26, 2015

[Residência] Tateando, reconhecendo território.

A idéia inicial da residência era desenvolver um grande projeto que durasse 3 meses mas de cara isso já ficou para trás. Com minhas questões particulares quanto a necessidade de desenvolver diferentes tipos de trabalho além do evento de boas vindas que surgiu na primeira quinzena no qual teríamos que de cara apresentar algo optei por pequenas idéias, grandes avanços nos meus objetivos.

Bom, quais são os assuntos que eu gostaria de investigar por aqui, ou, melhor, A PARTIR daqui:

- o som na dimensão da instalação (outras relações com tempo, escuta, propostas de escuta).

- o gesto na dimensão da performance (não apenas o que tocar mas como tocar).

- o som e o ruído ampliados no sentido da percepção e do afeto e não da ampliação confiada estritamente ao volume.

- a possibilidade de contínua transformação do trabalho de um meio para o outro de maneira que ele não morra na performance ou na instalação. ou seja: uma performance pode virar um video, da mesma maneira que uma idéia sonora pode virar uma instalação com fotografias e fones de ouvido, etc, etc. não me limitar a pensar sempre em tocar.

- a partitura (em todas as conotações e aberturas de definição que ela implica) como uma tradução intersemiótica de algumas idéias e caminhos de processo que ficam muito invisibilisados em minhas performances.

Enquanto isso, sigo lendo e estudando referências de livros, textos, trabalhos e portfolios de arte e música contemporânea para tentar entender melhor as questões postadas anteriormente, bem como fazendo meus próprios experimentos por aqui para tentar ilustrar/sonorizar essas idéias. Afinal, como a Lilian Campesato bem colocou em uma conversa que tivemos por aqui: de nada adianta querer atingir esses universos de uma maneira que não passe pela suas próprias referências e experiências com som/música/arte até aqui.

Preciso escrever as reflexões sobre experimentação/experimental a partir  do curso que fizemos de Arte Sonora: a música e seus desvios com a colega citada acima. Os posts a partir de agora serão relacionados a isso: pesquisa e processo.